Após nove anos de mudanças e atualizações de desenho, o projeto Ocean Avenue de Frank Gehry finalmente foi aprovado pela Câmara Municipal de Santa Monica. Inicialmente proposto em 2013, o empreendimento de uso misto foi originalmente concebido como um hotel de 22 andares e uma torre residencial, mas foi reduzido para 12 andares em 2018 para atender às restrições impostas pelo Plano Comunitário do Centro da cidade. Espera-se que a construção comece logo após receber as licenças completas de construção, com uma data oficial de abertura definida nos próximos três anos.
Em 2013, M. David Paul Associates e o Worthe Real Estate Group contrataram Frank Gehry para projetar um hotel de uso misto e uma torre residencial em sua cidade natal, Santa Monica, Califórnia. A estrutura de 22 andares, apelidada de “Ocean Avenue”, tinha como objetivo reavivar a economia da cidade com restaurantes e espaços comerciais sob um hotel de 125 quartos e uma torre residencial de 22 unidades com um deck de observação na cobertura.
Os investidores também queriam integrar um museu de 3345 metros quadrados ao norte da estrutura para enaltecer ainda mais o aspecto cultural do local. No entanto, a torre de 74 metros aguardou aprovação da Câmara Municipal por vários anos, após restrições e preocupações das autoridades.
Em 2018, novas imagens revelaram um design atualizado, reduzido para 12 andares (40 metros) a fim de atender às restrições impostas pelo Plano Comunitário do Centro da cidade para corresponder ao “centro de baixa escala” com edifícios de 4 a 5 andares. As novas imagens também mostraram uma segunda torre, menor, localizada no lado oposto do terreno, que possui 79 unidades residenciais, sendo a torre original destinada apenas ao hotel. Entre os dois edifícios, uma base de espaços comerciais e um museu serão incorporados, juntamente com uma livraria e um café.
O novo plano do centro de Los Angeles indica que os edifícios não deverão ter mais de 25 metros, mas permitirá que certas estruturas cheguem a 40 metros, uma vez que proporcionam à comunidade benefícios sociais e econômicos, como dinheiro para parques e sistemas de transporte. Embora o projeto finalmente tenha sido aprovado no Conselho Municipal de Santa Monica, agora deve receber a autorização da Comissão Costeira da Califórnia e do Conselho de Revisão Arquitetônica e Comissão de Marcos da cidade.
No mês passado, Great Gulf Group, Dream e Westdale Properties revelaram imagens da mais nova arquitetura de Frank Gehry em Toronto, Canadá. Desenhada para deixar uma marca no horizonte da cidade, Forma, a primeira torre residencial do arquiteto no Canadá e seu edifício mais alto, com 73 andares ainda por vir, possui um hall cuidadosamente projetado por Gehry.